« Voltar para Corpo e Saúde

Corpo e Saúde

Combate ao câncer

09 ABR, 2018 Autor: José Roberto Abramo
Combate ao câncer (09/04/2018)

Dia 8 de abril foi celebrado o Dia Internacional de Combate ao Câncer e a gente colocou o assunto em pauta aqui na nossa redação. ?? O José Roberto Abramo explicou como se inicia o câncer no nosso organismo e as formas de prevenção para que possamos vencer este problema. Vamos entender mais sobre esse assunto?

     Entendendo a formação de Células Cancerosas


As células dos animais são constituídas de: membrana celular, parte externa da célula; aquilo que se chama de citoplasma, que vem a ser o corpo propriamente dito da célula; núcleo que é aquela estrutura celular que contém os cromossomas. Cromossomas são partes que carregam os genes.

Os genes funcionam como arquivos que guardam e fornecem instruções para a organização das estruturas, formas e atividades das células no organismo. Então a informação genética se encontra inscrita nos genes, como se fosse uma "memória química" a que vem a ser o ácido desoxirribonucleico conhecido como DNA. E é através do DNA que os cromossomas passam as informações para tudo o que a célula realiza.

Quando uma célula normal sofre “alterações “ neste DNA dos genes, temos a mutação genética. Este material genético alterado passa a receber instruções incorretas no que tange à sua atividade. Alterações que vão ocorrer em genes agora especiais que serão os protoocogenes. Protoocogenes são inativos em células normais. Mas, ativados transforma-se em Oncogenes. O Oncogenes é o responsável para malignização das células a que denominamos cancerização das células normais.

Essas células “diferentes” são denominadas cancerosas.

A célula cancerosa passa a se comportar de maneira anormal, em relação à célula que não sofreu mutação. Lembremos que estas são células alteradas.

Multiplicam-se desastrosamente e em velocidade, competindo com as células normais em muitas vezes maior número que estas. O acúmulo destas células forma um tumor maligno e podem invadir outros tecidos. Esta invasão e proliferação para outros circuitos do organismo dá-se o nome de metástase.

As células cancerosas são, em geral, menos especializadas nas suas funções do que as suas correspondentes normais. E conforme as células cancerosas substituem as normais, os tecidos invadidos vão perdendo suas funções.

O Câncer é então um nome genérico de mais de 100 doenças que podem se desenvolver como tumores malignos em vários locais e de diversas formas. O ponto comum é o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e podem sofrer metástases.

Então o combate ao câncer se faz necessário. E o dia 08 de Abril foi designado para conscientizar a população a respeito da importância de combatê-lo.

E, em tempo, esta é uma data que tem como objetivo chamar a atenção de líderes políticos ou os que defendem políticas públicas de enfrentamento, autoridades médico-sanitárias, e de toda a sociedade em geral, para o crescimento dos índices da doença, que, segundo o IBGE, vem crescendo continuamente nas duas últimas décadas.

O câncer tem causas variadas, podendo surgir de fatores externos, como o ambiente em que a pessoa vive ou hábitos e costumes presentes em nosso dia a dia; ou também por fatores internos, que na maioria das vezes estão geneticamente predeterminados.

Escolhas saudáveis

Nossa escolha, portanto, deve ser por enfrentar e reduzir os fatores de risco sociais e ambientais. Também é possível capacitar as pessoas a fazer escolhas saudáveis no âmbito da vida no quesito hábitos. O objetivo então é, reduzir o número de mortes prematuras por qualquer tipo de doenças entre elas as não transmissíveis, como o câncer.



Prevenindo-se contra o Câncer

É sabido pelas pesquisas elaboradas por setores competentes que um terço das mortes por câncer vem relacionando-se com hábitos não saudáveis de vida. O resto seria o imponderável que também são objetos de pesquisa. Porém reduzir ou aperfeiçoar o modo de vida diante destes hábitos é um primeiro passo e importante na conscientização do indivíduo sadio.

Cigarro

Muito bem. Cigarro NÃO, porquê?

O cigarro tem mais de 4700 substâncias tóxicas e está relacionado a mais de 50 doenças entre elas o câncer, segundo dados da OMS. O cigarro está intimamente relacionado ao câncer de pulmão, garganta, boca e esôfago. Para quem fuma, então, parar de fumar é a decisão mais importante

Bebidas Alcoólicas: Beba com Moderação

A ingestão excessiva de bebidas alcoólicas enfraquece o sistema imunológico e aumenta a incidência de doenças hepáticas. O álcool está ligado a um risco maior de câncer de mama.

Alimentação Saudável

Devemos comer menos gordura, principalmente a animal. Também diminuir, aos poucos, o açúcar e sal. Lembre-se: Evitar alimentos processados.

É necessário comer ao menos 5 porções por dia de verduras, legumes e frutas. Tenha sempre grãos em sua alimentação.



Fazer Exercícios Físicos Regularmente e com moderação. A inserção do exercício na sua vida diária é fundamental. A atividade física além de contribuir com a redução do estresse, ajuda no controle e/ou manutenção do seu peso. No entanto, atente para isto:

“Feito qualquer medicamento de qualidade, o exercício físico também precisa de limites. Mas como é sempre tido como inofensivo, as pessoas esquecem de suspeitar que o excesso desta prática pode fazer mal”, afirmou o médico especializado em medicina do esporte Tales de Carvalho, durante o Congresso Brasileiro de Cardiologia em Belo Horizonte.

Dormir bem é essencial. Isto está relacionado com o alívio do estresse. Obviamente para dormir bem existem uma série de fatores relacionados, alimentação, bons travesseiros, colchão, etc.

Proteja a sua pele. Existe o risco de câncer de pelo para uma exposição demorada ao sol em períodos do dia em que o ultravioleta é mais agressivo. No entanto, baixos níveis de vitamina D no organismo pode aumentar o risco de morte por diversas doenças, inclusive as cardiovasculares e o câncer. Logo, o melhor é consultar seu médico para o melhor período de exposição ao sol e quando é importante o uso de filtro. De forma que se mantém níveis saudáveis de vitamina D necessária à vida e ficar longe do câncer de pele.

Praticar sexo seguro. O câncer de útero está relacionado ao HPV (o HPV é um vírus sexualmente transmissível). A melhor prevenção é a realização dos exames de rotina tais com ultra-som e Papanicolaou, com periodicidade e principalmente e usar camisinha.

Controlar o estresse é importante. É possível verificar as condições do seu trabalho. Opte pela melhor posição da cadeira, do computador. Manter bom humor e boas amizades.

Faça Exames e Controles Regularmente. Atualmente, existem muitos exames que detectam o câncer precocemente, isto é, muito importante, afinal, só assim podemos falar em cura do câncer.

E, por fim:

Programas abrangentes de detecção precoce devem incluir estratégias para melhorar o conhecimento sobre o câncer entre a população em geral comunidades e profissionais de saúde. Portanto, o cidadão pode correr atrás de esclarecimento diante de qualquer sintoma, para um ataque preventivo que possa resultar em tratamento precoce onde teremos mais chance de cura. Porém, não é necessária a paranoia.

Por parte dos setores competentes é importante o desenvolvimento de estratégias para incentivar a procura por auxílio, incluindo a conscientização e educação para reconhecer os sinais e sintomas de alguns tipos de câncer.

 Em vários contextos, sensibilizar as pessoas para a detecção precoce tanto é possível, quanto é necessária.

Assista o vídeo abaixo que é bastante didático e pode aumentar o conhecimento sobre o assunto.
 
 
Referências:

http://www.inca.gov.br/wcm/dmdc/2015/ao-nosso-alcance.asp

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/orientacoes-gerais-para-manter-a-saude-em-dia/3074/29/

http://www.inca.gov.br/wcm/dmdc/2015/ao-nosso-alcance.asp

https://www.cancer.org.br/sobre-o-cancer/prevencao/tabagismo/

http://saude.ig.com.br/bemestar/mau-humor-e-termometro-de-overdose-de-malhacao1237784924459.htm

 
 
 

 

 

Vídeos

Comentários

Nenhum comentário feito. Seja o primeiro!

Deixe um comentário:

[ Não será exibido ]
 
 

Mais Corpo e Saúde

Junho Vermelho

11 JUN, 18 Autor: José Roberto Abramo

SAIBA A IMPORTÂNCIA DE DOAR SANGUE.

SAIBA MAIS

Obesidade e saúde pública

17 OUT, 17 Autor: JOSÉ ROBERTO ABRAMO

IMC = Peso(Kg)/Altura(m)2 Considera-se excesso de peso = IMC igual ou maior que 25 kg/m2 Considera-se obesidade = IMC igual ou maior que 30 kg/m2

SAIBA MAIS

Sepse, você sabe o risco que corre?

22 AGO, 17 Autor: JOSÉ ROBERTO ABRAMO

 A Septicemia, conhecida como SEPSE, é o nome dado a uma condição de resposta inflamatória sistêmica que ocorre em função de uma...

SAIBA MAIS

1 2 3 > >>
LINK SABER - CURSO UM TORQUE - VAIALI.COM
(32) 99924 - 5729
Rua: Marechal Deodoro nº 982 (parte Alta) Juiz de Fora MG