« Voltar para Atualidades

Atualidades

Torneiras secas?

03 AGO, 2017 Autor: JOSÉ ROBERTO ABRAMO
Torneiras secas? (03/08/2017)

 Em 2014/15 o Brasil passou pelo que se convencionou chamar de crise hídrica. Em São Paulo o cenário era desolador.


Nos últimos anos as crises hídricas afligiram várias regiões do Brasil, nestes últimos anos. A realidade é que padecemos de problemas de gestão e consumo de água. E isto pode se agravar porque o clima não é estático.

Mas o desastre não era resultado apenas do clima ou da falta de chuva: a crise hídrica de 2014-2015 mostrou o descaso do poder público para a gestão de recursos hídricos em todo o Brasil.

As imagens dramáticas de São Paulo em 2014/15, podem ser vistas agora em 2017 no Distrito Federal. A Região sofre com racionamento de água, tendo dias de corte integral de água. Monitoramento perene do consumo.

(...)  Os dois casos recentes de crise hídrica evidenciam a forma problemática com a qual o Brasil lida com sua água. A pujança hídrica brasileira contrasta com a distribuição desigual do estoque de água potável no país: mais de 80% dessa água está concentrada na região amazônica, que, por sua vez, abriga uma parcela ínfima da população brasileira. No resto do país, a situação é mais delicada. O caso do Semiárido nordestino é notório: a seca faz parte do imaginário cultural e da experiência histórica do nordestino brasileiro. Viver no sertão é viver a escassez de água em seus limites. (...)

Referência: Bruno Hisamoto

Ocorre que nos últimos tempos, os investimentos para disponibilizar água, bem como reduzir perdas na rede, foram mais que insuficientes. Agrega o problema de saneamento básico, onde metade da população ainda padece de falta de esgoto e água potável. Como a demanda cresce porque a população não é estática, além do uso desperdiçado, e com as mudanças de clima que podem ocorrer, estamos com um problemão pela frente, mais ou menos agudo.

O mais grave da crise hídrica é não se conseguiu mudar a forma como governos e cidadãos, além da iniciativa privada, de se relacionar com a água em nosso dia a dia.

Essa conduta é extremamente perigosa, especialmente se colocarmos a questão climática na conta.

Os vídeos abaixo trazem informações importantes para todos nós, a respeito deste bem precioso.
 

Vídeos

Comentários

Nenhum comentário feito. Seja o primeiro!

Deixe um comentário:

[ Não será exibido ]
 
 

Mais Atualidades

Os 10 melhores Sambas-Enredo de todos os tempos

07 FEV, 18 Autor: José Roberto Abramo

“Quem não gosta de samba, bom sujeito não é”, já dizia Dorival Caymmi. Em “O Samba da Minha Terra”, de 1940, os sambas de roda da Bahia foram a grande inspiração. A frase, no entanto,...

SAIBA MAIS

Febre Amarela: vacinar ou não?

01 FEV, 18 Autor: José Roberto Abramo

 José Roberto Abramo (em resumo de pesquisa para o link saber.com.br) - Publicado no dia 01/02/18 A sociedade Global padece neste século XXI e já desde fim do...

SAIBA MAIS

10 hits internacionais que vão bombar no verão

26 JAN, 18 Autor: José Roberto Abramo

A gente gosta de música, respira música e tá sempre em busca dos melhores hits. E no verão não seria diferente. A estação mais quente do ano (quente meeeeesmo) tá recheada de músicas novas...

SAIBA MAIS

1 2 3 > >>
LINK SABER - CURSO UM TORQUE - VAIALI.COM
(32) 99924 - 5729
Rua: Marechal Deodoro nº 982 (parte Alta) Juiz de Fora MG